Simão Toco de Afonso Nunes insta desobediência do acórdão do Tribunal Supremo que reconhece três alas da igreja, até transitar em julgado

Ala liderada por dom Afonso Nunes, reagiu pela segunda vez o acórdão do Tribunal Supremo que reconhece três divisões na Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, vulgo " Tocoísta", e apelam ao boicote da decisão que anula o despacho emitido por Rui Mangueira, informou em comunicado o Episcopado.

DR

Repórter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A direção religioso da igreja “Simão Toco” reagiu  em comunicado de imprensa ao acórdão da câmara cível, administrativo, fiscal e aduaneiro do Tribunal Supremo  em que considera nulo o despacho nº 396/15 de 16 de Novembro, do Ministério da Justiça e Direitos Humanos , que reconhece a Igreja como una e única em resposta a um recurso interposto pelos 12 Velhos.

Para o episcopado, “esta decisão não  será observada, enquanto decorrer o recurso” desafiou.

Neste contexto, o documento apela  aos fiéis da congregação  liderada por Afonso Nunes de   manterem-se calmos, serenos ,em paz e em harmonia

Exortou a todos os tocoistas a não se deixarem levar por insultos que possam surgir, quer nas redes sociais quer em outros meios de comunicação social.
Chamado a comentar, o Jornalista Elias Tumba, faz a seguinte análise ” O que está em causa, aqui, é a nulidade do Despacho emitido por Rui Mangueira, de 2015, que determinava a igreja como sendo única” pós  “desde 1992, a Igreja Tocoista estava reconhecida com 3 alas, situação que o Rui Mangueira acabou, por via daquele despacho, que agora o Tribunal Supremo anulou”.
Para Elias Tumba ” Assim, anulado o Despacho, a igreja volta à forma anterior (3 alas) e não sob tutela legal dos 12 Mais Velhos, como se está erradamente e propositadamente a espalhar nas redes sociais” esclareceu.
Dom  Afonso Nunes trabalha, desde o ano 2000, numa das 3 alas legalizadas em 1992. Logo, não faz qualquer sentido que os 12 Mais Velhos fossem considerados os legítimos representantes da igreja, disse o jornalista.

EPISCOPADO DA INSJCM- OS TOCOISTAS LIDERADO POR SUA SANTATIDADE DOM MAYAMONA COMUNICA E ORIENTA O SEGUINTE

No âmbito do processo judicial estafado por um grupo de irmãos que se opuseram ao despacho n° 396/15 de 16 Nov. Do ministro da justiça e direitos humanos , a Igreja tomou o conhecimento do acórdão proferido e declarado pelo tribunal que confirma a decisão tomada pela 30 secção da câmara  Administrativa fiscal e aduaneiro que declarou nulo o referido despacho n° 396/15 de 16 Nov. Ou seja , no entendimento daquele tribunal a igreja deve retomar a situação jurídica de 1992 em  que erradamente reconhecia a igreja alheia de Deus em 3 partes.

2• Entre tanto , por não se conformar com o sentido decisório do mencionado acórdão a igreja, dentro do prazo legal, já interpôs o competente recurso extraordinário de inconstituicionalidade a ser apreciado pelo tribunal constitucional .

3• Esclarece -se que , para todos os efeitos legais, o recurso interposto pela igreja no despacho n° 396/15 dr Nov. Do ministro da justiça e dos direitos humanos , mantém -se em vigor, válido e eficaz por quanto o antigo acórdão não ter transitado resultado não produz quaisquer efeito.

4• Acresce -se que contrariamente há uma errónea interpretação  do acórdão em questão  vinculada por cerro grupo de pessoas que se intitulam 12 VELHOS .

5» Não é verdade que a decisão do tribunal legítima aquela congregação sendo como a Direcção da igreja, Nem proíbe o líder da igreja Tocoísta de continuar a usar os símbolos da igreja . Quer ou não , o TOCOÍSMO será apenas um.

6• Deste modo, todas às circunscrições eclesiais Administrativa do universo Tocoísta são « ORIENTADAS A NÃO SEDEREM AOS INSULTOS , NEM PROVOCAÇÕES promovidos por aqueles que insistem se revelando contra a igreja de Cristo. Êxodo 14:14

7• Os rumores segundo os quais cito 12velhos que ascendem o título 12+ velhos e que querem designar -se Direcção Central.e irão tomar a sede da igreja e todo.o património, NÃO SERÁ CONCRETIZADO, Porquê Angola é um pais e dizemos ter um governo competente, capaz e sábio, o qual não permitirá em.que gentes criem pânico e desordem social.

8• A Igreja de Cristo continuará com a sua marcha triunfante rumo a cidade santa de nova Jerusalém . Os verdadeiros Tocoistas estarão sempre fiel em torno do seu lidar espiritual , sua Santidade Pai Mayamona nosso venerável e  eterno dirigente.

A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista) foi relembrada a 25 de Julho de 1949 pelo profeta Simão Gonçalves Toco e está reconhecida pelo Estado angolano com três alas, estando implantada em 35 países dos continentes africano, europeu, asiático e americano.

PUB