Silvia Lutucuta sem stock de testes a Covid-19

Ministra da Saúde deixa romper o stock de testes e “brinca” com a Covid-19.

Jonas Pensador

Jornal24h

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A ministra da Saúde angolana, Silvia Lutucuta, prometeu retomar os testes serológicos da Covid-19 a partir de sábado, com a reposição do stock sexta-feira (16), depois de uma falha de dois dias.

A falta de testes causou alguns embaraços e levou ao cancelamento de um voo da TAAG, assim como impediu alguns jornalistas de acompanhar o discurso sobre o estado da Nação proferido pelo Presidente da República, quinta-feira (15), na abertura do ano legislativo.
Segundo a ministra, em jeito de justificação aos jornalistas, quando chegou à Assembleia Nacional «o que aconteceu foi um problema de transição, de uma rota para outra, mas amanhã de manhã já estão cá em Angola», admitindo que se tratava de um «pequeno interregno de dois dias de stock dos testes que são adquiridos no mercado internacional, que é bastante competitivo, mas nós temos tudo feito para não faltarem».
A falta de testes levou, até agora, ao cancelamento de pelo menos um voo da TAAG com destino a Cabinda e deixou de fora vários jornalistas que se deslocaram à Assembleia Nacional, para acompanhar a abertura do ano legislativo, marcada pelo discurso do estado da Nação do Presidente João Lourenço.
Recorde-se que até na noite de quarta-feira (14), o país tinha registado 227 óbitos de um total acumulado de 6.846 casos positivos da Covid-19.
Sílvia Lutucuta pode até ter minimizado a situação, como já tem feito em outras ocasiões, mas em dois dias a Covid-19 pode causar uma grande desgraça no país. Essa de deixar romper primeiro o stock ou deixar as encomendas para a última hora, é uma negligência gravíssima e que deve merecer a devida atenção do titular do poder Executivo. Não é a primeira vez, nem a segunda, que o país fica sem stocks de medicamentos principais e/ou de material importante para a saúde dos pacientes. Mais vale prevenir que remediar!

PUB