Desde a chegada a Presidência do Adalberto da Costa Júnior, os funcionário da Radio Despertar e da TV Raiar que também deixou de emitir, reclamam constantemente atrasos salariais.
” isso que vivemos na Radio e na Raiar é desorganização, tudo indica que UNITA não pode governar um País” contou um Jornalista da RD ao Portal Repórter Angola, esta manhã de fronte a Radio Despertar.
o profissional prossegue ainda, que se poderia evitar o atraso salarial ” se recebem de três em três meses, os deputados têm salários a cada mês, e aqui na Radio ganhamos a cada Repórter e correspondentes nas Províncias 40 mil Kz e até 90 mil Kz os locutores, se cada Deputado tirasse dos um milhão que ganham 120 mil Kz acho que serviria para pagar 3 Jornalistas, ou seja se ao receberem dinheiro trimestral reservassem um montante para os cofres da Radio, também não seria mal” concluiu, o também sindicalista.
De acordo com João Valter , presidente da comissão sindical, a tentativa de diálogo com a direcção da estação de rádio foi infrutífera pelo que, a solução passa por conversar com o patrão.
De acordo com o responsável sindical a concentração dos jornalistas e demais funcionários aconteceu nesta manha, as 10 horas para em conjunto rumarem a presidência do partido Unita, afim de ouvirem do Presidente do maior partido da oposição, Adalberto Costa Júnior, as razões dos atrasos salariais e quando a resolução.
De acordo com o sindicalista, ao Presidente da Unita serão ainda apresentado questões como falta de condições de biossegurança e transporte.
“Estamos em fase de pandemia e não existe nenhuma condição de biossegurança na empresa, não há transporte para as equipas de trabalhos, os repórteres deslocam-se de táxi isso é inconcebível ” disse o também jornalista.
João Valter referiu ainda que outra questão que preocupa a classe, são os baixos salários ” muitos repórteres auferem um salário de 40 mil kwanzas, isto é insustentável, há que se melhorar os ordenados para garantir o mínimo de dignidade aos profissionais ” frisou.
outra funcionaria, que também se dirige a Presidência de Adalberto Costa Júnior disse que já não aguenta ” estou agastada, tenho filhos para criar, o Presidente do Partido tem salários todos meses e deles não atrasa, só nós? vamos mesmo lá saber o porquê?”
“nós já somos mal vistos, associados a UNITA, agora salario que é bom não pagam? ” questiona a mesma que pediu anonimato
Entretanto o Repórter Angola sabe que nem todos funcionários da radio dirigiram-se a Maianga para falarem com Adalberto Costa Júnior, Presidente do maior partido na Oposição a UNITA, que suporta a Radio Comercial Despertar, trata-se de alguns membros da comissão sindical e outros funcionários administrativos.
Gonçalves Viera, por exemplo, contactado por este portal, negou avançar qualquer detalhes sobre a sua não ida ao Palácio de Costa Júnior, ” Eu não fui, apenas alguns colegas, sem adiantar mais nada”.
Nos próximos dias, o Repórter Angola vai publicar sobre o valor real que cada partido politico recebe, UNITA ultrapassa mensalmente 1 800 860 000 , montante entregue ao partido a trimestralmente ronda os 5 bilhões 402 milhões 580 mil Kzs.
Em actualizações sobre o montante real nos próximos capítulos deste jornal, visto que a cada partido com assento parlamentar também recebe uma verba extra, para o funcionamento dos seus grupos parlamentares.