No Úige : Apenas três municípios têm energia da rede pública

Na província do Uíge, a maior com 16 municípios apenas três "Negage, Uíge e Maquela do Zombo", beneficiam do fornecimento da energia eléctrica pública proveniente da Barragem de Capanda. Os restantes 13 dependem de fontes alternativas, uma situação que preocupa as autoridades locais, que trabalham para inverter o quadro.

Reporter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Numa ronda efectuada pelo Reporter Angola, nos Municipios do Kimbele, Milunga, Maquela do Zombo, Sanza Pombo, Puri, Negage , Kitexi, e tantos outros, constatamos que apenas tres destes, recebem a Energia electrica proveniente da maior barragem de Angola.

nas restantes, o fornecimento de Luz electrica fica condicionado a um gerador a cada municipio das 18 as 20h.

A falta de água potável, em algumas localidades, também constitui um problema. Entre outras questões, o governador reconheceu haver falta de escolas e disse que só neste ano lectivo, a nível do município do Uíge, cerca de 40 mil crianças ficaram fora do sistema.

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM) já é uma realidade. Os municípios passaram, em princípio, a ter mais autonomia financeira, mais na Provincia angolana do Uige ao Norte do Pais, tudo continua na mesma com ravinas a desafiar as autoridades locais, que durante o tempo chuvoso poderá cortar a linha que liga entre Sanza Pombo , Milunga ao Kimbele.

Novo Governador com tarefa dificil

Em Desenvolvimento….!

PUB