Jovens Manifestantes acusam SINSE de introduzir pânico no seio do grupo

Pelo menos 13 activistas foram este Sabádo detidos pela Policia Nacional, durante a Manifestaçao sobre o o desemprego em Angola, confirmou Nestor Goubel ports-voz ds Policia em Luanda em exclusivo ao Reporter Angola

Jonas Pensador

Reporter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

“Doze activistas entre Jaime MC , Osvaldo Caholo e outros manos já foram detidos, eu e o Nito Alves estamos a caminho do Comando Provincial da Policia Nacional ” denunciou Geraldo Dala coordenador da marcha sobre o desemprego em Luanda.

Nestor Goubel, porta-voz da Policia Nacional em Luanda , confirmou a este portal de que os jovens foram retidos e não detidos.

” foram retidos 13 jovens manifestantes, ninguém foi detido, apenas foram retidos por que a Policia enquanto garante da Segurança e tranquilidade , reteve os jovens que tentaram impedir o trânsito” disse O Porta Voz da Policia em Luanda.

“O país está completamente em estado de abandono. Estamos perante uma governação infeliz”, considerou o porta-voz do protesto, Fernando Sakwayela.

Os manifestantes reivindicaram o cumprimento das promessas eleitorais do MPLA, feitas pelo então cabeça de lista, o actual presidente João Lourenço, de criação de 500 mil empregos, num protesto marcado por alguns momentos de tensão, com os agentes da Polícia Nacional, mas também pela “conquista” da liberdade de expressão e justiça.

A manifestação percorreu a zona central de Luanda, começando pelas 12h no cemitério da Santa Ana e terminando pouco das 18h, no Largo das Heroínas. Ouviram-se apitos, buzinas e palavras de ordem contra o governo liderado por João Lourenço, a Polícia Nacional e o partido no poder, MPLA, que governa Angola há mais de 40 anos.

Foi possível também observar alguns momentos tensos quando manifestantes mais exaltados tomaram a polícia como alvo da revolta, quatros agentes do Ministério do Interior foram atingidos por objectos arremessados pelos protestantes. Em resposta, a polícia deteve doze jovens. Também mais de cinco cidadãos ficaram feridos, entre eles, duas mulheres zungueiras.

 

PUB