Governos provinciais devem mais de 260 mil milhões na ENDE da Iluminação Pública

O Presidente do Conselho de Administração da ENDE, Helder Adão, revelou, nesta sexta-feira, 17, em Luanda, que os governos provinciais estão com dívidas consideradas “crônicas” de mais de 260 mil milhões de Kwanzas, pelo consume de energia elétrica nos postos de iluminação pública.

DR

RNA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Helder Adão disse que os governos provinciais estão em dívidas com a ENDE em relação ao consumo de energia dos postos de iluminação pública.

 

De acordo com o responsável da empresa distribuidora de energia no país, as dívidas “crónicas” dos clientes da ENDE em todas as provincias estão avaliadas em mais de 260 mil milhões de Kwanzas. Os devedores, segundo Helder Adão, são clientes domésticos e entidades públicas e privadas.

“o problema maior e crômico é a iluminação publica do ponto de vista comercial a ENDE presta um serviço ao poder local no consumo da energia na rede de iluminação pública e nenhum governo provincial já pagou”, disse.

 

Sobre a falta de iluminação pública o PCA da ENDE disse que a maior dificuldade na reposição está relacionada com o facto de “muitos governos provinciais não terem equipas técnicas de manutenção para atender situações pontuais nos posto de iluminação”, sublinhando que a iluminação pública é competência dos governos provinciais.

PUB