DNVT: Viação e Trânsito burla mais de 600 instrutores de condução automóvel

Perto de 600 formadores das destintas escolas de condução em Luanda, queixam-se de morosidade na entrega de licença, depois de formação do curso de actualização de instrutores de condução de automóvel, organizado pela direção de trânsito e segurança rodoviária DTSER entre 08 à 19 de Fevereiro, em coordenação com a Newdrive, na universidade UTANGA . Para além dos 82 mil Kwanzas de formação, os formandos são obrigados a pagarem uma taxa de 21 mil KZ para o levantamento das licenças profissionais.

DR

Repórter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A denúncia foi avançada ao Repórter Angola por mais de 20 formandos, que efectuaram o curso de actualização de instrutores das escolas de condução em Luanda.

Afonso Henriques, nome fictício disse a este portal que a direção da viação e trânsito aumentou as taxas, ora acordadas de 82 mil KZ para o curso e agora pede mais de 22 mil KZ para emissão da licença.

” Já concluímos o curso no mês de fevereiro de 2021, temos os certificados e até agora não conseguimos o levantamento das licenças por que estão a pedir mais de 20.000 KZ “, o que não foi acordado no acto da formação.

Segundo o também formador de códigos de estrada e da mecânica, a direção da viação e trânsito está equivocada ao se referir que o valor cobrado consta do novo decreto presidencial sobre aumento das taxas e emolumentos de serviço da viação.

“De acordo com o decreto, o valor estipulado é para o pagamento das licenças de instrutores, mas nós não poderíamos abrangir neste documento porque a nossa formação vêm antes da publicação do decreto presidencial de Junho, o nosso curso terminou em Fevereiro” acrescenta.

Domingos Manuel, outro formando diz-se estar surpreendido.

” Me chocou muito quando ouvi que devo pagar mais de 20 mil KZ para a obtenção da licença, já paguei 82 mil KZ que foi de empréstimos para cumprir as exigências da lei, de que todos formadores tinham de actualizar as suas licenças profissionais, hoje nos dizem outra coisa”.

O referido curso contou com a participação só no período de manhã com mais de 300 formandos, igual número para o período de tarde , num curso administrado pela DTSER da viação e trânsito em coordenação com a New Drive no anfiteatro da universidade UTANGA em Luanda.

A taxa inicial para a formação foi estipulado em 82 mil Kwanzas, com pagamento em duas prestações.

A este portal os entrevistados denunciam que têm existido um excesso de zelo na actuação dos policiais da DNVT no que diz respeito a emissão de licenças e de cartas de condução, o preço estipulado pelo decreto presidencial é de 17 mil KZ , mas o condutor chegar de pagar mais de 41 mil KZ apenas segunda via de uma carta de condução.

Este portal está a tentar contactar a direção da Viação e Trânsito DNVT para mais esclarecimentos…..

Em actualização……

PUB