Covid-19: Vacinas em Angola só no final do segundo trimestre de 2021

A Organização Mundial de Saúde está a apoiar o Governo de Angola na preparação da campanha de vacinação contra a Covid-19, que poderá acontecer a partir do segundo trimestre de 2021.

Jonas Pensador

Repórter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A representante da OMS no país , Djamila Cabral, explicou que Angola integra o mecanismo COVAX e que está a ser já preparado um plano de vacinação. O COVAX visa adquirir dois mil milhões de doses de vacinas para a Covid-19 até ao final de 2021 para 92 países beneficiários.

Neste momento, o trabalho que está a ser feito é juntar todos os fundos necessários para se comprar vacinas para cobrir pelo menos 20% da população dos países africanos”, adiantou Djamila Cabral.

Estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde para preparar o plano de vacinação”, explicou, acrescentando que “ainda não há vacinas para mandar para Angola” e que o próprio mecanismo prevê uma hierarquização, consoante as necessidades de cada país.

A estimativa que está a ser feita é que, a partir do segundo trimestre, possamos começar a receber [vacinas] nos países que estão a precisar mais na região africana”, o que ainda não está totalmente definido, tal como os custos.

Angola regista 348 vítimas mortais de Covid-19 e 15.139 casos de infecção.

PUB