30 efectivos da Polícia Nacional estão a cumprir prisão no Uíge

Pelo menos 30 efectivos da Polícia Nacional na província angolana do Uíge estão a cumprir penas que vão de 2 a 20 anos de prisão maior por prática de vários crimes, alguns dos quais no exercício de funções.

Jonas Pensador

com JA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Pelo menos 30 efectivos da Polícia Nacional no Uíge estão a cumprir penas que vão de 2 a 20 anos de prisão maior por prática de vários crimes, alguns dos quais no exercício de funções.

A informação foi avançada pelo comandante provincial e delegado do Ministério do Interior, comissário Monteiro Matias Francisco dos Santos, durante uma parada no Estádio 4 de Janeiro. O Comando Provincial, disse, não vai tolerar condutas de efectivos que comprometem a imagem da corporação. “Temos 30 colegas envolvidos em processos-crime e que se encontram a cumprir penas maiores, o que não engrandece a corporação”, lamentou.

Alertou os efectivos a agir de acordo com o princípio da proporcionalidade, sempre que se depararem com situações de desordem pública. “Há situações que exigem enfrentar, mas de forma proporcional e não tirando a vida de um indivíduo. Há que evitar os excessos, sobretudo o uso abusivo de bebidas alcoólicas em pleno exercício de funções, que criam problemas nas unidades e na sociedade”, apelou.

PUB