José Carvalho da Rocha nomeado Governador do Uíge em substituição ao Sérgio Rescova

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, nesta quinta-feira, José Carvalho da Rocha para o cargo de governador da província do Uíge, indica uma nota da Casa Civil, enviado ao Repórter Angola. o cargo era ocupado interinamente pela Maria Fernanda Cavungo, depois da morte de Sérgio Luther Rescova no passado dia 09 de Outubro.

Jonas Pensador

Repórter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

José Carvalho da Rocha que recentemente esteve envolvido no polemico desaparecimento do Angosat1, construído por uma empresa Russa,

O governo angolano, que investiu cerca de 320 milhões de dólares no projeto, o AngoSat foi projetado para uma missão de 15 anos, que consistiria no fornecimento de internet de alta velocidade e transmissões de rádio, televisão e outras comunicações para toda a África e partes da Europa.

Antes da sua exoneração ao cargo, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, disse que comercialmente 40% da capacidade do satélite já estava reservada e que o Estado angolano estimava a recuperação do investimento em pelo menos dois anos.

O cargo vinha sendo ocupado, interinamente, por Maria Cavungo, vice-governadora para o sector político, social e económico, designada na sequência da morte do governador Sérgio Luther Rescova, falecido este mês, em Luanda, vítima de doença.

José Carvalho da Rocha desempenhou, até 06 de Abril deste ano, o cargo de titular do então Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, transformado em Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Nascido em Luanda, a 30 de Março de 1964, é Mestre em Electrónica e Telecomunicações, pela Universidade Agostinho Neto, onde também se licenciou em Física, na especialidade de Electrónica. No início da sua carreira, desempenhou várias vezes a função de docente.

Em 1993 assumiu a Direcção do Instituto Nacional de Telecomunicações “ITEL”, tendo, mais tarde, desempenhado, em simultâneo, a coordenação da Comissão de Implementação do Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC) e da Comissão de Implementação do Projecto ITELNET.

PUB