Angola: Filha de José Eduardo pede a UNITA e FNLA a reclamarem “Estatuto de Herói Nacional de Savimbi e Holdem Roberto”

Ex-deputada do MPLA, Tchizé Dos Santos insta UNITA e FNLA a exigirem reconhecimento de Jonas Savimbi e Holden Roberto com estatuto de heróis nacionais . Um ano após a aprovação da Lei sobre o Estatuto dos Antigos Presidentes da República de Angola, sem a designação "emérito", filha de José Eduardo dos Santos insta partidos UNITA a iniciar um protesto que se prolonga até ser conferido a Jonas Savimbi, o estatuto de Herói Nacional.

Jonas Pensador

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Num Audio enviado ao Repórter Angola, a antiga Deputada a Assembleia Nacional e membro do Comité Central do MPLA, Welwitschia José dos Santos “Tchizé pede uma revisão do Diploma que vela pelo Estato de Antigos Presidentes da Republica, pós entende que o seu Pai José Eduardo dos Santos esteja a ser prejudicado e merece o titulo de Presidente emérito.

Tchizé dos Santos disse que seu pai está a ser injustiçada e pede revisão pelo parlamento de Estatuto que pode atribuir ao José Eduardo dos Santos a categoria de Presidente Emérito e apela também aos partidos UNITA e FNLA a reclamar estatuto de Herói Nacional ao Dr Jonas Savimbi e Holdén Roberto.
Sobre o anuncio de adiamento das eleições Autárquicas anunciada esta terça-feira pelo Presidente João Lourenço, Tchize Dos Santos entende que “ o Chefe de Estado Não devia manifestar preocupação mas sim anunciar medidas para reduzir o desemprego, Quem tem que manifestar preocupação são os deputados, O PR está ali para apresentar um plano para resolução dos problemas” frisou.

Em causa esta do conflito está uma declaração proferida em Junho de 2017 na Assembleia Nacional pela então deputada Irene Neto, a quando de aprovação do diploma que regula os estatutos de antigos presidente da Republica, uma proposta inicial atribuía a categoria de PR Emerito ao Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, lei contestada pela Irene Neto e revisto pela bancada parlamentar maioritária.

PUB