Sonangol aliena ações na Puma Energy

A petrolífera Sonangol E.P., alienou, para a empresa Trafigura, os 31,78% da participação que detinha na Puma Energy, pelo valor de USD 600 milhões. 

DR

Repórter Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Sonangol E.P., em acordo tripartido, alienou, para a empresa Trafigura, os 31,78% da participação que detinha na Puma Energy, pelo valor de USD 600 milhões.

Noutro acto, a petrolífera nacional adquiriu, através da Sonangol Holdings, alguns dos mais importantes activos estratégicos da Puma Energy, que incluem a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis; terminais aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango; o Terminal de Armazenagem do Porto Pesqueiro, na Baía de Luanda, e a empresa Angobetumes, pelo mesmo montante que o da alienação.

Estas transacções representam o culminar dos esforços da petrolífera nacional, visando resguardar-se da participação na recapitalização da Puma Energy.

Os acordos assinados estão alinhados ao objectivo estratégico inserido no Programa de Privatizações, com resultados evidentes na optimização do portfólio de activos da Sonangol, elementos-chave para o propósito de se focar no seu negócio principal.

A conclusão do processo de venda das acções da Sonangol na Puma Energy à Trafigura, e a subsequente compra da Pumangol, terá a duração de 6 a 8 meses. Adicionalmente, as partes acordaram um período de transição de um ano para a substituição da logomarca da Pumangol.

PUB