Empotecar o País: União Europeia negocia novo pacote financeiro para Angola

A União Europeia (UE) está a negociar com Angola o novo pacote de apoios financeiros, com montantes ainda por definir, focado na diversificação económica, protecção social e governança, anunciou esta terça-feira 26 a embaixadora da EU.

DR

Com JA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Jeanette Seppen que falava à margem do seminário de capacitação sobre protecção social Transform assinalou que a UE tem dado “o apoio possível ao Governo e à população no sentido de encontrar respostas” para os desafios de combate à pobreza e reforço da protecção social.

 

“Infelizmente, não se pode fazer tudo de uma vez, mas juntamente com as Nações Unidas e outros parceiros, continuamos a tentar responder a estas questões”, afirmou, acrescentando que a pandemia de Covid-19 dificultou a resposta a estes problemas.

 

Seppen adiantou que a UE vai dar continuidade aos projectos que têm sido desenvolvidos com o Governo angolano neste domínio e está a negociar um novo programa plurianual para os próximos sete anos, com montantes ainda por definir, cujas áreas prioritárias são a diversificação económica, governança e finanças públicas, protecção social e desenvolvimento de capital humano.

A UE tem vários programas actualmente em curso, entre os quais o Fresan (Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola), o maior em termos de mobilização financeira (65 milhões de euros para o período de 2018 a 2024), gerido pelo instituto Camões e que visa fortalecer a segurança alimentar e nutricional em Angola.

PUB