Bancos trocam 629,9 mil milhões de kwanzas com a entrada em vigor da nova Moeda

Os bancos comerciais trocaram entre si, nas últimas duas semanas, liquidez estimada em 629,9 mil milhões de kwanzas (equivalentes a cerca de 1,1 mil milhões de dólares). segundo dados do Banco Central BNA.

com BNA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Conforme as tabelas semanais divulgadas pelo Banco Nacional de Angola, na página web, os bancos recorreram, entre os dias 17 e 21 de Agosto, à Facilidade de Cedência de Liquidez (FCO) num valor total de 63,4 mil milhões de kwanzas. A média diária foi de 12,7 mil milhões. Ao todo, realizaram 68 operações de cedência e tomada de liquidez em moeda nacional no montante de Kz 318 mil milhões (Operações no Mercado Interbancário). A taxa de juro média operada foi de 15,50 por cento ao ano.

Nesse mesmo período, no Mercado Interbancário, realizaram operações de compra e venda de moeda estrangeira no montante equivalente a 7,9 milhões de dólares.

Já na semana de 10 a 14 de Agosto, os bancos comerciais recorreram à Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez na maturidade Overnight (FCO), numa média diária de Kz 13,7 mil milhões, totalizando cedências de 68,5 mil milhões de kwanzas.

Os dados do BNA avançam ter sido realizada, no global, 80 operações de cedência e tomada de liquidez em moeda nacional no montante de 311,9 mil milhões de kwanzas.

PUB