Selecções africanas preparadas para as eliminatórias ao CAN’2022

Várias selecções africanas agendaram jogos amigáveis para Outubro, em preparação à terceira e quarta jornadas da fase de grupos de qualificação ao CAN-2022, prova a decorrer na República dos Camarões.

DR

RA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Recentemente, o seleccionador de futebol moçambicano, Luís Gonçalves, convocou 34 atletas para as partidas com a Guiné Bissau e com a Gâmbia, a decorrerem, respectivamente, nos dias 9 e 13 de Outubro, na cidade de Lisboa, onde os “Mambas” pretendem realizar um estágio, a partir do dia 30 do corrente.

Para o Grupo F de qualificação ao CAN-2022, Moçambique defronta a 7 e 13 de Novembro os Camarões, ambos líderes com 4 pontos. Cabo Verde, que no dia 7 testa com Andorra, no Estádio Nacional do principado independente, situado entre a França e a Espanha, tem 2 e o Ruanda ainda não pontuou.
Ainda na capital portuguesa, Madagáscar (1º do Grupo K, 6 pontos) e Burkina Faso defrontam-se a 1 de Outubro, em preparação do duplo desafio dos malgaxes com a Costa do Marfim (3º, 3 pontos). Por seu turno, o Burkina Faso, co-líder do Grupo B com o Mali (ambos com 4 pontos), prepara os dois encontros com o Malawi (3º, 3 pontos).

Quem também já tem jogos agendados é o Senegal, cuja federação confirmou o desafio entre os “Leões” da Teranga e os do Atlas, para o dia 9, em Rabat, capital marroquina. Quatro dias depois, os senegaleses vão aproveitar a segunda data FIFA para receber os “Mourabitounes” da Mauritânia, no estádio Lat-Dior, em Thiès, há 70 quilómetros leste de Dakar. O Senegal, que lidera o Grupo I, com 6 pontos, prepara os desafios com a Guiné-Bissau, enquanto Marrocos e Mauritânia, que co-lideram o Grupo E, com 4 pontos, preparam-se para os encontros com a República Centro-Africana (3, 3 pontos) e com o Burundi (último, sem pontuar).

Campeã africana, a Argélia passa por dificuldades para cumprir o programa de preparação agendado para o próximo mês. Devido à pandemia da Covid-19s, está a ser difícil encontrar selecções e um local para realizar os jogos amigáveis, especialmente porque o treinador dos Fennecs, Djamel Belmadi, apenas pretende como adversários os Camarões e o Gana, mesmo que seja na Europa.
Os Camarões vão realizar um estágio na Holanda e já têm marcado um desafio com o Japão para o dia 9 de Outubro ao passo que o Gana tem em perspectiva uma partida com o Mali e com a Guiné Equatorial, o que forçaria a Argélia a encontrar outra solução.

PUB