Atleta Neide Dias não estava apurada para os Jogos Olímpicos, diz COA

o Comité Olímpico Angolano demarca-se de responsabilidades sobre a não participação de Neide Dias nos Jogos Olímpicos de Tóquio e alega que a mesma não chegou a ser apurada para estar na competição.

DR

Ckianda

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

COA responde, assim, a publicação feita pela atleta de que a sua ausência na competição seria por responsabilidade do Comité Olímpico Angolano e a orientação da ministra da Juventude e Desportos que pediu um esclarecimento sob escrito ao Comité.

 

Segundo  o comunicado:

 

Tendo largamente difundido pela comunicação e nas redes sociais informações erróneas sobre a não participação da atleta Neide Dias, aos Jogos Olímpicos pela presente levamos ao esclarecimento público:

 

1 – A atleta Neide Dias não se apurou para os Jogos Olímpicos

 

a) Apuramento aos Jogos é feito através da obtenção de mínimos olímpicos que a atleta não alcançou

b) Não tendo alcançado os mínimos olímpicos a atleta pode ser convidada a participar nos referidos jogos, convite esse que depende exclusivamente da Federação Internacional de Atletismo

2 – Não corresponde à verdade que a atleta não foi inscrita, nos Jogos Olímpicos. A mesma foi inscrita provisoriamente, devido a ausência de passaporte válido e outras informações à data inexistentes, em Março de 2021, com o número de inscrição 1429402 atribuído pelo Comité Organizador, como se pode constatar na folha publicada abaixo contendo o registo da atleta e a referência “NO”, contrastando com a do atleta Aveni Reid (QLF) qualificados/apurado.

 

 

 

3 – A Federação Internacional de Atletismo à semelhança da Federação Internacional de Natação quando convida atletas, fá-lo preferencialmente a atletas que compitam em distâncias mais curtas, onde se nota menos o desnível entre atletas de topo e os demais sem mínimos olímpicos.

 

4 – A Federação Angolana de Atletismo forneceu ao Comité Olimpico o nome de dois atletas para serem inscritos e habilitarem-se ao convite da respectiva federação Internacional.

 

5 – A atleta Neide Dias, que compete nos 1500 metros, foi preterida pela Federação Internacional de Atletismo em detrimento do atleta Aveni Reid, dos 100 metros.

Entretanto, a Ministra da Juventude e Desporto, pediu um explicações sobre a não renovação do passaporte da Atleta.

Ana Paula de Sacramento Neto disse a RNA, que “Pedimos esclarecimento, que deve ser por escrito, para sabermos de facto o que deve ter acontecido”, disse, hoje, em declarações à RNA.

Ana Paula do Sacramento Neto expôs ainda que “quem lida directamente com o Comité Olímpico Internacional é o Comité Olímpico Angolano e sendo a Federação Angolana de Atletismo um associado do comité angolano, a tramitação dessa documentação não passa pelo Ministério. Também não registamos pedido de emissão de passaporte nem qualquer pedido de apoio. Caso for apurado que houve erro, daremos o tratamento que se impuser de acordo ao que for constatado”, reforçou a Ministra .

PUB