Quatro selecções lusófonas vão estar presentes: Angola, Cabo Verde, Brasil e Portugal. É um recorde no que diz respeito ao número de participantes de países de língua portuguesa.
A selecção cabo-verdiana vai estrear-se na prova. Cabo Verde alcançou o apuramento para o campeonato do mundo após ter conquistado o quinto lugar na estreia no Campeonato Africano das Nações.
Gilberto Duarte, atleta luso-cabo-verdiano da equipa francesa do Montpellier, admitiu ser um orgulho ver Cabo Verde participar no mundial, assegurando que vai seguir atentamente os resultados, ele que estará presente com a Selecção Portuguesa.
Cabo Verde faz a sua estreia na prova enquanto o Brasil vai participar pela 15ª vez na prova, é a selecção lusófona com o maior numero de presenças na prova.
Felipe Borges, atleta brasileira da equipa francesa do Créteil, quer um Mundial à altura para a Canarinha.
Portugal vai participar pela quarta vez na prova. Para Alexis Borges, internacional português do Montpellier, a Selecção Lusa vai tentar chegar o mais longe possível.
De notar que Angola vai estar presente pela quinta vez no Campeonato do Mundo de andebol masculino.
Eis os grupos da selecções lusófonas:
Grupo A: Cabo Verde, Alemanha, Hungria e Uruguai.
Grupo B: Brasil, Espanha, Tunísia e Polónia.
Grupo C: Angola, Croácia, Qatar e Japão.
Grupo F: Portugal, Argélia, Marrocos e Islândia.
Do lado do andebol feminino, o Campeonato europeu, que decorreu em território dinamarquês, acabou no domingo 20 de Dezembro com o triunfo na final da Noruega por 22-20 frente à França.
A Croácia terminou na terceira posição, alcançando a medalha de bronze, ao derrotar a Dinamarca por 25-19.